Preparamos uma cartilha de orientações de brincadeiras para Famílias com crianças com transtorno do ESPECTRO AUTISTA.
1 – Atividades sensoriais:
Essa é uma ótima pedida, já que a maioria das crianças com atrasos no desenvolvimento tem déficits sensoriais. Faça caixas com bolinhas de gel, sagu ou arroz colorido, feijão, areia lunar, dentre outros materiais, e coloque dentro da caixa objetos que seu filho gosta.
Peça para seu filho encontrar os objetos usando as mãos ou uma pinça.
2 – Brincadeiras manuais:
Pode fazer recorte e colagem com encartes de mercado ou farmácia, pintura com hastes flexíveis e tinta, colagem de bolinhas de papel crepom, brinquedos com material reciclável, dobraduras, mosaico com EVA, dentre outros.
As atividades artísticas manuais ajudam a estimular as mãos através da coordenação motora e coordenação olho-mão. ix
3 – Circuito de obstáculos:
essa atividade desenvolve a coordenação motora ampla, reconhecimento do corpo, controle do esquema corporal, lateralidade e muito mais.
Agora que você já entendeu as brincadeiras adequadas para cada idade é hora de colocar em prática. Além da lista de brincadeiras que propomos nesse artigo, sinta-se livre para adaptar as atividades para seus filhos de uma maneira que eles fiquem entretidos.
Lembre-se: o autismo é só uma das características da criança. No momento da brincadeira, esqueça um pouco dos métodos e exercícios e aproveite para conhecer melhor a personalidade da criança. Descubra o que ela gosta ou não, suas particularidades e jeitinhos próprios de brincar.
Aqui no FantsyPark você encontra diversão de montão. Estamos nos principais Shoppings, para te receber 7 dias da semana, 30 dias no mês.